Feeds:
Posts
Comments

De volta à cirurgia

Amigos, parei de escrever há anos aqui. A notícia ruim é que engordei tudo de novo. A notícia boa é que não desisti da luta! Volto a postar hoje aqui para falar da minha guerra contra a balança.

Esse post é em homenagem a Equipe do Dr Carlos Saboya, em especial ele e a Iolanda, que me “atura” há anos reclamando nos ouvidos dela, mandando email … minha médica e amiga!

Hoje fui entregar meu Ecocardiograma lá pra Iolanda e o Dr Saboya me chamou pra conversar no corredor. Eu na entrada meio que virei a cara pra ele não me ver, mas foi por vergonha mesmo… mas ele me viu depois e me chamou.

Ele foi super direto, como sempre, e me deu esperanças. Ele disse: pelos seus exames a cirurgia está certinha dentro de você. Agora você tem que ter acompanhamento da Iolanda e psicológico para voltar a emagrecer. E disse também que houve muitos casos de pessoas que engordaram e voltaram a emagrecer. Isso meu deu esperanças e resolvi voltar a escrever aqui.

Vamos que vamos. Agora é por a cabeça no lugar e começar tudo de novo!

Abs

Lula

Pessoal, esse site é fantástico para quem quer saber sobre a cirurgia!

www.institutogarrido.com.br

Vou copiar 3 perguntas e respostas mais interessante e o resto vocês procuram lá no FAQ deles! Tenho que fazer o comercial deles também! :)

O que é Obesidade Mórbida ou Obesidade Grave ?

É o excesso de peso tão grande que causa efeitos negativos para a saúde, como: diabetes, hipertensão arterial (pressão alta), arteriosclerose, ataques do coração, derrames cerebrais, artrites, varizes, flebites, doenças pulmonares, infertilidade, feridas nas pernas por má circulação, doenças de pele; além de problemas de ordem social. Esses efeitos acabam por dificultar e encurtar a vida. O índice de massa corpórea (IMC) é útil para se avaliar a gravidade do excesso de peso. IMC = 40kg/m² fala a favor de tratamento cirúrgico da obesidade. Já o IMC = 35 kg/m², só quando existirem doenças associadas..

 

Estou qualificado para a Cirurgia ?

Com algumas exceções, são candidatos a cirurgia:

1. Tentativas de redução de peso com orientação médica sem sucesso.
2. Ausência de doenças graves, com riscos inaceitáveis para cirurgia.
3. Estar com índice de massa corpórea de 40 Kg/m² ou mais.
4. Ter passado por avaliação psicológica.
* Pessoas com IMC menor de 40 Kg/m², poderão ser submetidos a cirurgia em casos especiais.

 

Quais os modelos de operações para obesidade mórbida ?

Há basicamente três tipos de técnicas cirúrgicas para o tratamento da obesidade: restritiva, má absortiva e, combinações das duas. A técnica de Capella, é a combinação da restritiva e da má absortiva, chamada gastroplastia vertical com bandagem e bypass. Esta técnica cirúrgica é realizada desde 1982, apresentando perda 35 a 42 % do peso inicial no primeiro ano e, mantendo-se o peso dai em diante. Pode ser realizada através de um corte no abdome superior com 10 a 15 cm de comprimento, ou através da vídeolaparoscopia (6 pequenos cortes na barriga).
Outras combinações de restrição e má absorção são as chamadas técnicas de Scopinaro e o “duodenal switch”, em que a pessoa pode comer uma maior quantidade de alimentos, pois o estômago fica maior. Mas a absorção dos alimentos é bem menor. Se por um lado é vantagem poder comer mais, por outro, há uma maior tendência a diarréias, gases com odores fétidos e eventualmente tendência a desnutrição.
A técnica puramente restritiva, é a chamada banda gástrica, que transforma o estômago em uma ampulheta, sendo a parte superior muito pequena, dificultando assim ingerir grandes volumes de alimentos. A banda gástrica requer regulagens do estreitamento. A perda de peso geralmente não chega aos índices das cirurgias anteriores.

essa foi a cirurgia que fiz!  

Gastroplastia em Y de Roux (Capella)  (retirada do site do Instituto Garrido)

 É uma derivação gástrica (‘gastric bypass’), método mais eficaz e mais utilizado no mundo. Consiste em reduzir o volume do estômago a não mais do que 30 ml e conectá-lo ao intestino. Esta técnica além de reduzir o volume gástrico também diminui a velocidade de esvaziamento já que é colocado um pequeno anel de contenção. O procedimento pode ser por via laparoscópica (realizada através da introdução de pinças especiais no abdome por 6 pequenos cortes), com duração aproximada de 2 horas e meia; ou através de uma incisão abdominal (entre 10 e 18 cm, iniciando no final do osso esterno em direção ao umbigo), com duração aproximada de 2 horas e meia.

 

*** (lula escrevendo) existem casos e casos… a minha durou 4 horas e meia, disse meu amigo médico residente que me acompanhou na cirurgia, que foi porque minha capa de gordura era linda… dura de se tirar :)  Meu estômago ficou com mais ou menos 50ml. Agora já não sei mais, mas queria ter idéia. Quem sabe não faço uma Endoscopia de rotina?
Indicação: Pacientes obesos mórbidos.

Contra-indicação: Dependência de drogas e álcool, Cirrose

% perda de peso: 40% do peso total em média. (já perdi 30 e poucos)

Riscos: Fístulas, embolia pulmonar. (vejam tudo sobre esses dois aí. É muito importante saber o que pode acontecer)

Falhas: Perda de peso insuficiente rara. (eu conheço uma pessoa que não está satisfeita com a cirurgia )

Internação hospitalar: 72 horas;

tempo cirúrgico aproximado: 2 1/2 horas.;

recuperação anestésica: 4 horas. (nem me lembro hehehe)

Dieta: Líquida 30 dias. ( a minha foram 15 dias. E foi mole. Quem pode reclamar de fome com um estômago de 50ml???)

Acompanhamento: Consultas periódicas.  (Em junho terei minhas consultas de 1 ano de cirurgia. Agora posso dizer que passou rápido!)

 Lembro a todos que cada um é um corpo. Eu tive recuperação de 100%. Não sofri nada de ruim. Então, não sou referência para citar pontos ruins da cirurgia… :))))

 

Opa pessoal!

Voltei a ativa aqui no Blog.

Durante uns diazinhos sem escrever estou de volta!

Seguinte. Minha ligação com a Gastroplastia está diminuindo, por isso,como já não é mais novidade, fico sem elas para expôr para vocês.

O que posso dizer é que estou feliz pacas comigo, com a cirurgia, estou prestes a entrar em outra academia. Só não entro agora porque saí de uma gripe safada que me pegou e me deixou 3 dias de cama.

Mas é isso. Estou pesando 104 kilos na balança lá perto de casa, o que dão 48 kilos no lixo! Tô vestindo camisa e bermuda M, o que me fez ficar radiante e tomar um porre hAHAHAHAHA…

Eu entro na loja e o cara fala: GG né? Ai eu… ok … fiquei calado. A calça ficou Hiper Clown (super de palhaço), largona. Ai não satisfeito me deu a G. Pensei. Agora vai. Para meu susto ela ficou Big Clown. Ai eu já com o sorriso na cara, louco para dar um berro e pular em cima da minha namorada de 1,59 e dar-lhe um abração, recebi a calça M. Olhei… olhei… gelei e entrouuuuuuuuuuuuuuuu!!! Caraca.. sai com um sorriso tipo primeira noite de um homem da cabine…

O mais maneiro é que tinha uma mulher que ficava falando. Ahhh… o meu genro deve usar essa GG, tem o mesmo tamanho dele… haha ela me olhou com a M e falou: Caramba, você parece maior. Pra mim tanto faz como tanto fez ela falar isso… mas fiquei feliz de enganar a senhora corôa!

Esse dia foi foda!! DEMAIS!!

Em breve mais relatos. Voltarei a escrever!!!!

Opa pessoal!

Voltei a ativa aqui no Blog.

Durante uns diazinhos sem escrever estou de volta!

Seguinte. Minha ligação com a Gastroplastia está diminuindo, por isso,como já não é mais novidade, fico sem elas para expôr para vocês.

O que posso dizer é que estou feliz pacas comigo, com a cirurgia, estou prestes a entrar em outra academia. Só não entro agora porque saí de uma gripe safada que me pegou e me deixou 3 dias de cama.

Mas é isso. Estou pesando 104 kilos na balança lá perto de casa, o que dão 48 kilos no lixo! Tô vestindo camisa e bermuda M, o que me fez ficar radiante e tomar um porre hAHAHAHAHA…

Eu entro na loja e o cara fala: GG né? Ai eu… ok … fiquei calado. A calça ficou Hiper Clown (super de palhaço), largona. Ai não satisfeito me deu a G. Pensei. Agora vai. Para meu susto ela ficou Big Clown. Ai eu já com o sorriso na cara, louco para dar um berro e pular em cima da minha namorada de 1,59 e dar-lhe um abração, recebi a calça M. Olhei… olhei… gelei e entrouuuuuuuuuuuuuuuu!!! Caraca.. sai com um sorriso tipo primeira noite de um homem da cabine…

O mais maneiro é que tinha uma mulher que ficava falando. Ahhh… o meu genro deve usar essa GG, tem o mesmo tamanho dele… haha ela me olhou com a M e falou: Caramba, você parece maior. Pra mim tanto faz como tanto fez ela falar isso… mas fiquei feliz de enganar a senhora corôa!

Esse dia foi foda!! DEMAIS!!

Em breve mais relatos. Voltarei a escrever!!!!

eMMMMMagrelado

É isso mesmo!!! USANDO CALÇA E BLUSA ÊMEEEEEEEEEEEEEEEE

ahhhhh e  chega de paranóiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

agora vou começar a marombar e ficar tchutchuco!!! hahaha

 

Saci

Na falta do que fazer, saquei aquela calça enorme do armário e vesti!

Voltei ao trilho! Comendo na dieta e correndo 3,2 km por enquanto na praia!

Uhu!!

1

1

1

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.